Educação é Tudo!

SEJA BEM VINDO AO BLOG ONDE EDUCAÇÃO É TUDO!

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Férias com atividades de Aprendizado

Estimule o seu filho a fazer atividades de aprendizado durante as férias

Terça-feira, 04 de Junho de 2013
Especialistas indicam práticas que são aliadas do conhecimento
Estimule o seu filho a fazer atividades de aprendizado durante as férias Fotos: mexikids/ Stock.xchng
O semestre escolar entra em sua reta final e, após as provas ou últimas tarefas, tudo o que as crianças conseguem pensar é em desanso e diversão. Apesar de ser superjusto (e bem gostoso) que os pequenos aproveitem a folga, o momento sem aulas deve ser aproveitado para estimular o conhecimento, a curiosidade e o aprendizado. “É importante o descanso, mas não se deve ficar parado. O ideal é fazer atividades informais que ajudem no desenvolvimento emocional afetivo e também intelectual”, conta neuropisicóloga da Unifesp, Elaine Sinnes.

De acordo com a especialista, as atividades podem ser das mais diversas, como passeios a museus e parque temáticos. O essencial é que nestes lugares haja alguma forma explícita de aprendizagem. “Atividades lúdicas são ótimas opções, pois a criança vai aprender de forma divertida e dinâmica”, frisa.
Para a pedagoga Samara lalla, também é interessante manter sempre a rotina do dia a dia, mas com os horários dirigidos a opções educativas para que seu filho possa escolher. Outro ponto importante é não fazer cobranças, para que as férias não se confundam com a seriedade da escola. “A criança pensa que nas férias é só lazer, ou seja, sem compromisso, então, o ideal é não ter cronograma com os exercícios para não ficar uma coisa estressante”, aconselha Elaine. A substituição de materiais como livros por gibis, por exemplo, é uma ótima saída para um aprendizado divertido. Samara também conta que assistir a bons filmes, passear no zoológico, e sugerir jogos são ótimas ideias aliadas ao conhecimento para fazer em família.
Lembre seus dias de criança
Uma volta ao passado pode ser a chave para as novas tarefas, além de fortalecer a relação mãe e filho. “Motive os pequenos a fazerem brincadeiras que a você fazia na infância, assim o desenvolvimento emocional e afetivo ganha força”, recomenda Elaine. Para a neuropsicóloga, estes tipos de atividade vão instigar a questão do pensamento futuro da criança, ou seja, são ideias que provavelmente ela levará para a vida toda.

Ainda segundo a profissional, na volta às aulas, outro ponto que deve ser observado pelos pais é como eles se referem à escola. “Desvincule a escola das coisas chatas, tem que estimular a criança a ficar com ideias positivas, como o reencontro com os amigos”, indica. 

Isabel Cleary